top of page
  • whatsapp-logo-1
  • Instagram
  • TikTok
  • Youtube
  • Facebook

Os Enfermeiros no mercado da estética. Uma migração dos hospitais para as clínicas.

Atualizado: 18 de mar. de 2022


enfermeiro esteta

Sempre existiu um volume de enfermeiros migrando para área da estética, mas com a pandemia do COVID-19 o volume de profissionais enfermeiros buscando cursos de especialização na área quadruplicou. Só aqui na escola Clinic Cursos, 53% dos alunos são enfermeiros, seguido por dentistas e biomédicos.


Neste post abordaremos os seguintes tópicos:

-O mercado da beleza

-Enfermeiro na estética

-Resolução do COFEN sobre a regulamentação do profissional.

-Cursos para enfermeiros estetas


*Fotos da Clinic Cursos


O mercado da beleza

Não é de hoje que a estética representa um grande movimento para a economia brasileira. Muitas pessoas buscam tratamentos estéticos faciais e corporais para melhorar a autoestima pois ela desencadeia melhoria na saúde geral do indivíduo e transformações em outros setores da vida.


Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, o procedimento de harmonização facial cresce cada vez mais no Brasil e no mundo entre 2014 e 2019 subiu de 72 mil para 256 mil procedimentos ao ano. Levado-se em conta os procedimentos feitos em homens esse crescimento é de 255%. No Google a busca pelo termo “harmonização facial" cresceu 540% em 2020, isso mostra um grande interesse pela técnica.


O Brasil ocupa o terceiro lugar no mundo em cirurgias plasticas realizadas perdendo para Japão e EUA. Os procedimentos estéticos se tornam atrativos pois o risco de intercorrências e efeitos adversos é muito menor.


Enfermeiro na estética

O enfermeiro sempre esteve nas clinicas de estéticas realizando alguns procedimentos, mas percebemos que com a pandemia do COVID-19 o número de ingressos na área subiu muito.


Analisando a partir de minha perspectiva como CEO de clinica de estética, a cada 10 currículos que recebo, 3 são de enfermeiros. Já num olhar como CEO de escola de cursos livres na estética o volume é ainda mais expressivo, 53% dos alunos formados são enfermeiros.


Talvez a rotina em hospitais tem sido massiva, e em contrapartida basta o profissional entrar nas redes sociais para se deparar com o mercado da estética que traz consigo um prisma de beleza, saúde e felicidade. Assim fica difícil não pensar em migrar ou conciliar a rotina dos hospitais com alguns freelas como enfermeiro estéta.


O profissional enfermeiro, por dom, já é uma pessoa do acolhimento, carinho e cuidado, e isso o diferencia de outras classes pois o cliente da estética busca as clinicas para melhorar a aparência, mas para também para ter um momento de amizade, de conversa e de muitas vezes troca de aconselhamentos. O cliente então busca uma experiência e não somente um procedimento estético, e ai que o enfermeiro se destaca.


Resolução do COFEN sobre a regulamentação do profissional

A resolução para regulamentação do profissional, Cofen nº 529, data 9 de novembro de 2016. Desde então, o profissional já tem a possibilidade de atuação na área da estética.

A resolução de número 0626/2020, do Conselho Federal de Enfermagem é a mais recente atualização e dispõe das atividades do enfermeiro:


a) Realizar a consulta de enfermagem, anamnese e estabelecer o tratamento mais adequado à pessoa;

b) Prescrever os cuidados domiciliares e orientações para o autocuidado aos pacientes submetidos aos procedimentos estéticos;

c) Registrar em prontuário todas as ocorrências e dados referentes ao procedimento;

d) Realizar processo de seleção de compra de materiais para uso estético, na instituição de saúde;

e) Estabelecer protocolos dos procedimentos estéticos;

f) Manter-se atualizado através de treinamentos, cursos específicos, capacitação, entre outros.


O Enfermeiro habilitado, nos termos do art. 4º da Resolução Cofen nº 529/2016, poderá realizar os seguintes procedimentos na área da estética:

– Carboxiterapia

– Cosméticos

– Cosmecêuticos

– Dermo pigmentação

– Drenagem linfática

– Eletroterapia/Eletrotermofototerapia

– Terapia Combinada de ultrassom e Micro Correntes

– Micro pigmentação

– Ultrassom Cavitacional

– Vacuoterapia”


Cursos para enfermeiros estetas

Os cursos livres, em sua maioria, podem ser realizados por enfermeiros para conhecimento das técnicas, entretanto para atuação profissional, é necessário que siga todas as regulamentações do Conselho Regional de Enfermagem, o COREN.

Existem também as pós graduações em enfermagem estética que são maiores, acima de 300 horas, e período de 1 ano e meio.

Dentre os cursos livres, com finalidade de conhecimento, os mais procurados são os cursos de Toxina Botulínica, Preenchimento com ácido hialurônico, Intradermoterpia (enzimas), e PEIM (secagem de vasinhos).







SAIBA MAIS SOBRE A CLINIC CURSOS

A Clinic é uma escola especializada em cursos na área da beleza. Ministra cursos de procedimentos estéticos injetáveis como harmonização facial, fios de sustentação, bioestimuladores de colágeno, PEIM, e intradermoterapia. Existe há mais de 3 anos e já formou mais de 2000 profissionais através de professores extremamente qualificados. Sua cultura é acompanhar o aluno até que atinja o sucesso profissional, e para isso não mede esforços em criar ações inovadoras no pós curso para melhor suporte.

Oferecemos conhecimento de alto nível com preço justo! Amamos receber depoimentos dos alunos e nos colecionamos avaliações 5 estrelas =)



Clinic Cursos - São Paulo SP



Responsável técnico: Dra Paula Caroline Garcia CRBM 32624 - Esteticista; Biomédica esteta; Docente de cursos; Palestrante sobre saúde e autoestima em empresas como Santander, Leroy Merlin etc; Escritora de colunas para revistas de estética; CEO e Coordenadora pedagógico da Clinic Cursos e CEO da Clinic Biomedicina estética; possui experiencia de mais de 11 anos no mercado.


Posts recentes

Ver tudo

Comments


Commenting on this post isn't available anymore. Contact the site owner for more info.
bottom of page